Instituto Paulo Montenegro

O Instituto Paulo Montenegro é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2000 para desenvolver e disseminar práticas educacionais inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, entendida como essencial para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida.
 

Atuou até 2015 na condução das ações de Investimento Social do Grupo IBOPE, empregando sua expertise e conhecimento acumulado na área de pesquisas em ações que beneficiam a sociedade de forma abrangente e transformadora.
 

A partir de 2016, com a mudança da composição acionária do Grupo, o Instituto Paulo Montenegro passou a ser apoiado diretamente pela família Montenegro.

Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf)

 

Ao longo de quase 15 anos, o Instituto Paulo Montenegro consolidou, em parceria com a ONG Ação Educativa, 9 edições do Indicador de Alfabetismo Funcional, reafirmando seu papel como provedor de informações qualificadas sobre o campo educacional, capazes de fomentar o debate público, estimular iniciativas da sociedade civil e subsidiar a formulação de políticas nas áreas de educação e cultura.

 

Em sua nova configuração, o Instituto Paulo Montenegro assume o compromisso de continuar realizando o Inaf e divulgando seus resultados por meio de artigos analíticos, palestras e encontros de debate, bem como garantindo o acesso de pesquisadores aos microdados da pesquisa.

 

crianças.jpg

 

Os demais programas desenvolvidos e implementados ao longo da história do Instituto foram assumidos, em 2016, por organizações parceiras:

 

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) passou a ficar sob a gestão da ONG Ação Educativa, parceira desde sua concepção e responsável pela coordenação geral do programa desde sua criação, em 2000.

Contatos:

www.acaoeducativa.org

acaoeducativa@acaoeducativa.org

 

Já o programa PerguntAção foi assumido pela equipe anteriormente responsável por sua criação e execução – Marisa Villi e Rodrigo Cardozo, com apoio de Ana Lima – que seguirá dando continuidade ao trabalho, a partir da organização sem fins lucrativos Rede Conhecimento Social.

Contatos:

www.conhecimentosocial.org

marisa.villi@conhecimentosocial.org

rodrigo.cardozo@conhecimentosocial.org