Letramento no Brasil

Vencedor do Prêmio JABUTI 2004
Categoria: Educação, Psicologia e Psicanálise

O Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e a ONG Ação Educativa deram mais um passo no sentido de contribuir para o mapeamento do analfabetismo funcional no Brasil ao lançar, pela Global Editora, o livro Letramento no Brasil. São 12 artigos escritos por especialistas em educação e leitura que se debruçaram, durante um ano, nos resultados do I Indicador de Alfabetismo Funcional - INAF (2001) - pesquisa composta de teste e questionário para avaliar as habilidades de leitura e escrita da população brasileira adulta.

Os textos trazem números inéditos e oferecem uma visão aprofundada do problema do analfabetismo funcional no Brasil. Com isso, o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e a Ação Educativa cumprem o objetivo que norteou os trabalhos do INAF desde a sua concepção: oferecer informação qualificada para contribuir com o aperfeiçoamento das políticas educacionais.

Organização: Vera Masagão Ribeiro
Autores: Alceu Ravanello Ferraro, Ana Maria de Oliveira Galvão, Angela B. Kleiman, Cláudia Lemos Vóvio, Elizabeth Dángelo Serra, Isabel Infante, Luiz Percival Leme Britto, Magda Soares, Márcia Abreu, Marília Carvalho, Marta Kohl de Oliveira e Mayra Moura.

Global Editora, 2003 ​

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Letramento no Brasil: Habilidades Matemáticas

Nesse livro são apresentados e discutidos os resultados obtidos na pesquisa Inaf de 2002, quando foram avaliadas, pela primeira vez, as habilidades matemáticas. A importância dessa publicação se dá não somente pela divulgação dos dados do Inaf, mas especialmente por oferecer, nas vozes de 14 especialistas na área da Educação matemática, análises, interpretações e reflexões sobre esses dados e a contribuição que podem dar à políticas educacionais e culturais. 

Organização: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca. 
Autores: Ana Maria Simões Coelho, Celi Aparecida Espasandin Lopes, Dione Lucchesi de Carvalho, Gelsa Knijnik, José Francisco Soares, Marcelo Carvalho Borba, Maria Cristina Costa Ferreira, Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Maria Laura Magalhães Gomes, Maria Manuela Martins Soares David, Paula Moreira Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima, Renato Júdice, Ubiratan D’Ambrosio. 

Global Editora, 2004​ 

Alfabetismo e Letramento

O livro Alfabetismo e Letramento – uma publicação organizada pelo Instituto Paulo Montenegro, Ação Educativa e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – é o resultado da reflexão de vários pesquisadores reunidos no seminário Inaf 2001-2011: perspectivas e visões do alfabetismo no Brasil, a partir da análise desses 10 anos do indicador.


As análises de um conjunto de especialistas de diferentes áreas do conhecimento trazem novas leituras e hipóteses interpretativas acerca do tema do letramento e do alfabetismo e traçam um panorama da evolução dos níveis de alfabetismo na década.


As várias análises construídas com base nos 10 anos do Inaf são também um potente instrumento para colocar em debate e tornar mais complexa a visão sobre o que denominamos analfabeto ou analfabeto funcional em um mundo em que a cultura letrada se tornou central para que o cidadão possa ser, de fato, um sujeito de direitos. Quando se vai além da chave binária alfabetizado/analfabeto, pode-se compreender alguns dos determinantes que contribuem para que esse sujeito tenha um certo nível de alfabetismo, sendo possível também começar a pensar na formulação de novas políticas educacionais que alavanquem esses sujeitos.

 

Autêntica Editora, 2015

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